Vamos fazer metas para o ano novo?

Por Jennifer Lemos

Eu sempre fiz metas. Cresci com este estímulo. Lembro muito bem de quando minha mãe contava sobre as próximas férias, o próximo carro ou os próximos planos. Naquela época, em que eu não sabia que existiam muitos fatores além de vontade e esforço próprios, acreditei que, querendo, tudo dá!

Foi em 2011, quando fiz um curso de coaching pela primeira vez, que entendi que não basta querer. A distância entre o desejo e a realização está na forma como você encaminha suas metas e saber fazê-las faz toda a diferença para alcançar aquilo que se deseja.

– O primeiro passo é saber o que você quer. Eu costumo sempre instigar a imaginação: se nos encontrarmos em dezembro de 2020, o que você terá para me contar? Não tenha medo, fale o que gostaria, verdadeiramente, de me dizer ao final do ano. Se você emagreceu, se viajou, voltou a estudar?, mudou de emprego (algo que tanto queria!), engravidou, está se alimentando bem, lendo mais ou, quem sabe, até meditando!

Você tem clareza sobre o que quer conquistar neste ano?

– Lembre-se de não se limitar. Temos muitas áreas da vida. Há o lado profissional, a saúde, a vida financeira, hobbies e lazer e relacionamentos, por exemplo. Normalmente, “abraçamos projetos”, como engravidar, subir de cargo ou cuidar da saúde. Mas somos um todo. Se você conseguir ter 8 metas – é o que eu indico para um ano – em diferentes áreas, melhor!

– Escreva as suas metas. É OBRIGAÇÃO para quem quer alcançar o que deseja. E deixe em um local onde você vá ver TODOS OS DIAS. Sabe o que eu faço? Tenho minhas metas no aplicativo de celular trello – que eu abro diariamente -, elas escritas no armário da cozinha e, também, em minha agenda. Impossível não lembrar o que eu quero.

Se quiser, você pode colocar, junto às palavras, imagens que representem aquilo que você escreveu. Por exemplo: quer viajar para Paris? Escreva isso e cole uma foto do museu do Louvre para ajudar (confie em mim que funciona!).

– Nada de palavras negativas. Substitua “ser menos impaciente” por “ter mais paciência”, “não brigar com meu marido” por “ter relação mais amorosa com meu marido”.

– Nos exemplos acima, as metas não são tão palpáveis. A dica é que você imagine uma cena para saber quando a meta ocorreu. Por exemplo: você saberá que está mais paciente quando discutir com seu sócio sem alterar o tom de voz. Ou que a relação com seu marido está mais amorosa quando vocês esquecerem o celular ao chegarem em casa. Com metas menos palpáveis, imagine uma cena para saber que você alcançou aquilo que tanto quer.

– Metas devem dar um friozinho na barriga.  Não podem ser fáceis demais, nem tão difíceis. Devem dar aquele friozinho gostoso de “não vai ser simples, mas vai ser ótimo quando eu conseguir!”.

– Por fim, fatie as metas. Quer emagrecer 10gk? É bastante coisa, mas não parece impossível se pensarmos que é menos de 1kg por mês. Deseja poupar R$12.000.00 para uma viagem à Europa? Comece escrevendo que mensalmente terá que reservar R$1.000,00 para esse plano. Quer ser mais equilibrado emocionalmente? Que tal testar, ao longo dos meses, práticas naturais para auxiliar neste propósito?

Vamos lá! Papel e caneta na mão e uma vontade linda de contar sobre um 2020 maravilhoso. Pode começar!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Traumas

Quando falo, em meus atendimentos de irisdiagnose, sobre traumas, as pessoas normalmente agem com curiosidade ou medo. Difícil alguém agir apaticamente diante dessa palavra. Mas

Leia mais »