Seu corpo precisa descansar

por Alex Tomé

Final do ano é sinônimo de alteração na rotina. Alimentação e compromissos mudam em decorrência de todos os eventos festivos e, muitas vezes, vem acompanhados de culpa. Afinal, é quase impossível não pular alguns treinos e ainda não se passar nos banquetes natalinos.

A boa notícia é: essa bagunça na rotina pode ser favorável para você!

Você pode até não ter pensado detalhadamente nisso, mas com certeza você conhece essa equação: estímulo + descanso = evolução. Certamente isso faz parte da sua vida. Seja você um trabalhador/ora que descansa no final de semana, seja você um atleta que treina e precisa dormir para ter evolução no seu esporte, o fato é que sem um período de descanso a sua evolução torna-se limitada, seja física ou cognitivamente.

Independente do esporte, atletas de elite seguem o mesmo padrão de periodização, que envolve quatro etapas: período de base, período específico, período de competição e transição. O período de transição nada mais é do que um determinado tempo para descanso entre uma temporada e outra, onde os atletas são instruídos a descansarem física e mentalmente e praticar atividades apenas por lazer. Uma corrida com o cachorro no parque, bicicleta com o filho, futebol com os amigos ou ir para a academia com a colega de trabalho são alguns exemplos. Esse período além de saudável, é necessário para evitar o overtraining ou burnout, isso acontece quando o corpo é levado à fadiga crônica, tornando impossível o aumento de performance e facilitando lesões.

Assim como você tem férias do trabalho e dos estudos, seu corpo também merece férias de atividade física. A melhor maneira seria investir em cross training, algo diferente do esporte que pratica durante o ano e que seja considerado um lazer, como os exemplos citados acima. Utilize também esse tempo disponível para planejar as metas do próximo ano, pois certamente começar janeiro com objetivos traçados e corpo descansado facilitará o sucesso nos seus próximos desafios.

 

Alex Tomé é educador físico formado pela UFSC, personal trainer, running coach, atleta amador e ultramaratonista. Atualmente estuda no Australian College of Sports and Fitness em Sydney, Austrália. Mais informações: [email protected]athlosonlinecoach.com .