Plantas medicinais em receitas maravilhosas

Por Jennifer Lemos

É com muita alegria que divulgo a minha primeira parceria do ano! Eu e a Luísa Colombi (@soulbaker) preparamos 10 posts especiais sobre plantas medicinais e culinária e, em cada post, falaremos sobre uma erva, fruto ou especiaria para você incluir em sua alimentação e saber todos os benefícios que está consumindo.
Desde as épocas mais remotas, as plantas medicinais são conhecidas e utilizadas como remédios na prevenção e cura de diversas doenças. Atualmente, é quase impossível você elaborar um prato sem uma (ou algumas) ervas ou especiarias entre os ingredientes.
Combinadas com graça e moderação (como a Luísa irá nos ensinar) são capazes de tornar um prato banal em algo realmente atrativo! E mais: super saudável – para o corpo, mente e emoções.
Embora as plantas medicinais não possam ser consideradas imprescindíveis quando falamos em nutrição, já que proporcionam uma pequena quantidade de fibras e sais minerais, você vai ver – nos futuros posts – que o uso na culinária já é capaz de produzir benefícios, como: fortalecimento do sistema imunológico, melhora no processo de digestão e diminuição de retenção líquida.
Há, também, o aspecto sutil das plantas. Estudou-se, há muito tempo, como elas crescem, em que meio se adaptam, como eram utilizadas nos rituais da antiguidade e quais foram suas participações na história da humanidade. Descobriu-se que elas influenciam nossas lembranças e emoções (através do cheiro – sistema límbico). Assim, veremos como podemos nos beneficiar com a ingestão para ter mais foco e concentração, ou mais leveza e alegria, ou talvez você precise de mais clareza para saber dos seus objetivos? Tudo isso a partir da semana que vem! Serão 10 posts, 10 ingredientes diferentes, 10 receitas maravilhosas, 10 segundas-feiras. Não vejo a hora de já começar! Nos acompanhe que vai ser lindo!

Referências:
CHEVALLIER, Andrew. Ervas medicinais: guia natural para cuidar da sua saúde. São Paulo: Publifolha, 2005.

HOFFMANN, David. O guia completo das plantas medicinais: ervas de A a Z para tratar doenças, restabelecer a saúde e o bem-estar. São Paulo: Cultrix, 2017.

Gimenes, Bruno. Fitoenergética: a energia das plantas no equilíbrio da alma. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2016.

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional