Autocuidado Feminino

Por Jennifer Lemos

CUIDE VOCÊ MESMA DA SUA SAÚDE

Cada mulher tem sua história, seus desejos, seus sonhos, seus medos e seus ciclos. Cada mulher, com seu autoconhecimento, será a melhor pessoa para cuidar de si mesma. Você deve buscar sempre se conhecer.

Quando uma mulher está em desequilíbrio ou apresenta sintomas incômodos – sejam físicos, mentais ou emocionais – é o organismo pedindo uma ajuda. Exigindo atenção. Você, mulher, deve se esforçar para entender o que ele quer dizer.

Saber o ciclo menstrual, cuidar do corpo físico, entender os sintomas e buscar um equilíbrio – mesmo que saibamos que o equilíbrio não significa uma constância – é, não só querer saúde, como aceitar a natureza.

Saiba que mais do que sintomas, desequilíbrios e pontos a serem melhorados, precisamos ter um olhar holístico – unidade entre o nosso corpo, mente e emoções. É um resgate da forma como as mulheres da nossa família se cuidavam quando remédios alopáticos não existiam; um resgate ao conhecimento de índios e bruxas.

Mais do que plantas e óleos que possuem princípios bioativos e comprovação científica, a CURA da mulher acontece quando ela olha para dentro de si mesma e busca, conscientemente, qual é a causa dos seus desequilíbrios. BUSCAR A CAUSA (às vezes uma insatisfação no relacionamento amoroso, falta de realização profissional, preocupação excessiva com entes familiares ou sentimento de culpa, por exemplo) é mais eficaz do que só tratar sintomas.

Então, saiba: diante de uma doença (um desequilíbrio), se proponha a uma modificação profunda e verdadeira. A doença, na Naturologia, é vista como um convite para uma mudança. Questione-se: ‘o que isso está querendo me dizer?”, “o que tenho que aprender com isso?” – é o começo do caminho para o equilíbrio.

É importante que se reflita sobre o que é viver de forma saudável. Ter saúde não é a ausência de doenças. Não é procurar médicos com frequência. Não é fazer check-ups. Ter saúde é ter hábitos saudáveis. É estar em cuidado frequente consigo mesma e sentir PRAZER em fazer isso.

COMO CUIDAR DE SI MESMA?

– O ponto número 1 é a ALIMENTAÇÃO. Maior transformadora positiva da vida das pessoas. ALIMENTE-SE COM COMIDA DE VERDADE (frutas, legumes, saladas e carnes). A velha história de “desembalar menos e descascar mais”.

BOAS HORAS DE SONO. E higiene de sono. Ter um ritual para desacelerar a mente e o corpo para dormir com mais qualidade.

– Praticar frequentemente ATIVIDADE FÍSICA.

– Conheça o seu CICLO MENSTRUAL. E, por isso, repense a pílula anticoncepcional (será mesmo a liberdade que te falaram que é?!). Comece a observar o seu corpo, perceber as 4 fases do mês. Somos muitas em uma só e isso é maravilhoso!

CONHEÇA O SEU CORPO. Pegue um espelho e olhe para a sua vulva. Faça isso em diferentes semanas do mês. Analise seu corrimento. Sinta a textura e o cheiro.

INVISTA EM MOMENTOS DE LAZER. As mulheres estão se cobrando demais e esquecendo que fazer nada ou fazer algo por puro prazer é necessário para alimentar os dias com mais felicidade.

Dê atenção a si mesma. Mulheres, por natureza, possuem a tendência a se doar para os outros. Mas você só consegue ajudar se estiver bem. Cuide-se!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional