Alecrim – foco e concentração

Por Jennifer Lemos

Rosmarinus officinalis

Semana passada você soube mais sobre a canela – a realizadora de sonhos. Para conquistar objetivos são necessários alguns itens essenciais e, um deles, é FOCO. Por isso, a erva medicinal da vez é o alecrim!

O alecrim tem sido utilizado há séculos para melhorar a memória. Ele é conhecido como o ingrediente do foco, memória e concentração. Limpa o congestionamento da mente e auxilia a colocar a energia naquilo que realmente importa. Faz os ruídos externos silenciarem para que você consiga se concentrar no que é realmente necessário. 

Facilita o aprendizado, aumenta a capacidade de concentração e energiza. 

É especialmente útil para quem está estudando para vestibular ou concurso, ou “não vê o tempo passar” porque faz mil coisas, menos o que TINHA QUE fazer, para quem se desconcentra com extrema facilidade ou para quem tem dificuldade em priorizar (o que fazer primeiro? O que é mais importante?).

Já é comprovado cientificamente que ele estimula a circulação cerebral, melhorando a memória e a concentração e até mesmo promovendo o crescimento capilar. Também alivia dores de cabeça e enxaquecas.

É conhecido por sua capacidade de levantar o ânimo e costuma ser indicado a quem sofre de estresse ou depressão leve e moderada. 

Além disso, o alecrim age como um estimulante circulatório e nervino que faz dele um medicamento que é usado em situações de tensão psicológica.

Cuidados: em doses elevadas pode causar gastrite. Contraindicado em casos de hipertensão arterial e gestação.

Vamos à receita da Luísa Colombi? (@soulbaker_)

CRACKERS DE ALECRIM

INGREDIENTES:

  • 1/4 xíc de purê de cenoura (cozinhei uma cenoura média no vapor e processei)
  • 1 c. de chá de alho em pó
  • 1 c. de sopa de alecrim
  • 1/2 xíc de semente de linhaça
  • 1/4 xíc de semente de chia
  • 1/4 xíc de semente de gergelim
  • 1 c. de sopa de suco de limão
  • 1 c. de sopa de azeite
  • 1/4 c. de chá de sal
  • 1/4 c. de pimenta do reino

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 150/160 graus (com a porta aberta) ou 100 graus (com a porta fechada), se seu forno permitir.

Adicione todos os ingredientes em um bowl grande e misture com as mãos até formar uma bola mais uniforme.

Coloque a massa em uma forma forrada com papel manteiga e espalhe sobre o fundo com as mãos, tentando deixar o mais fino possível, sem quebrar.

Cubra com mais uma folha de papel-manteiga e asse por cerca de 45 minutos e depois vire e asse por mais 45 minutos ou até que esteja crocante dos dois lados.

Tem ainda a opção de fazer na desidratadora numa temperatura de 60 graus Celsius, aquecendo por cerca de 6 horas. Assim, todas as propriedades nutricionais não são perdidas por meio do calor.

A grande vantagem do Alecrim é a sua propriedade antisséptica natural, que reduz inflamações e consequentemente melhora nossa imunidade.

Ele é realmente perfeito para nos ajudar a dar foco e disposição, com tranquilidade e serenidade, para priorizar as nossas metas e completar nossos objetivos.

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional