8 hábitos que não podem faltar no seu 2021

Por Jennifer Lemos

8 HÁBITOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU 2021!

Um ano novo começando e, com ele, muitas promessas de que, dessa vez, faremos diferente. Normalmente, é assim. Se algo muda com a virada? Só depende de cada um.

Como meu objetivo é sempre falar e incentivar uma vida mais saudável e com equilíbrio, separei 8 hábitos imprescindíveis para um ano novo melhor.

  1. Pratique atividade física. A prática de exercícios físicos libera uma série de hormônios que contribuem para a sensação de prazer e bem-estar. Eu sei (eu seeeei) que, para quem é sedentário, isso pode parecer uma verdadeira loucura. Mexer o corpo, para muitos, é sinônimo de sofrimento, cansaço e mal-estar. Mas eu te garanto, pois sou prova disso, que, aos poucos, vai melhorando. Não é só o físico. Engloba saúde como um todo.

O ideal seria a prática de atividade física TODOS OS DIAS. 30 minutos são suficientes. Só organizar a agenda e começar. O quanto antes!

  1. Se alimente bem. Se você chegou em 2021 e sua alimentação ainda traz muitos alimentos industrializados, cheios de aromatizantes artificiais e nomes de ingredientes que nem sabemos dizer o que são, ALGO PRECISA MUDAR. Alimentação com comida de verdade – cheia de frutas, legumes, carnes e verduras. Com cereais, oleaginosas, gorduras boas e açúcar natural. É mais fácil, mais barato e com mais sabor.
  2. Durma no escuro e no silêncio. Torço para que no seu quarto não tenha televisão. Não faz sentido ter uma televisão em um ambiente que é projetado para dormir e para amar. Que todos os eletrônicos sejam deixados de lado para que você possa focar cada vez mais na qualidade do seu sono e, assim, ter mais saúde no seu ano novo.
  3. Mais momentos de lazer. O que você faz quando não precisa fazer coisa alguma? O que você faz sem obrigação, simplesmente por prazer? Invista em mais momentos de lazer (uma saída com as amigas, um jantar romântico, uma série no Netflix, um suspense viciante de ler, uma trilha diferente, futebol com colegas do trabalho ou carteado domingo à tarde com a família). Tenha mais tempo para fazer aquilo que você gosta.
  4. Contato com a natureza. Estar perto da natureza cura. E não precisa ser complicado. Um simples banho de sol, de chuva ou de lua. Ou um banho de mar, cachoeira ou rio. Também podem ser os pés descalços na areia ou na grama. Faz toda a diferença!
  5. Menos tempo no celular e mais olho no olho. Estamos – de modo geral – perdendo tempo. Sim, é no celular que fazemos de tudo, desde investir nosso dinheiro a falar com algum familiar distante, mas o que era para facilitar está nos tornando reféns. Mais momentos presenciais. Mais conversas ao vivo. Mais olho no olho.
  6. Ajude mais. Com o que você tem, do melhor jeito que consegue. Doe seu tempo, seu dinheiro ou seu trabalho. Ajude quem está perto de você ou até quem você não conhece. Dê esmola e gorjetas. Distribua mais daquilo que você tem. Parece que é pelo outro – e é – mas é muito mais por você mesmo, que libera ocitocina e fica feliz da vida quando consegue ser caridoso e generoso.
  7. Celebre suas conquistas. Comemore mais. Desde os fatos corriqueiros até as metas mais audaciosas. Celebre seus amigos, sua família, seu trabalho. Aquele sonho realizado e mais um ano vivido. Temos muito a comemorar!

Feliz ano novo!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Roma e Vaticano

Minha mãe tinha um sonho: levar a família para a Itália quando se aposentasse. Com muito planejamento (foram mais de 3 anos estudando roteiros, revendo

Leia mais »

Relacionamentos tóxicos, abusivos ou com pessoas narcisistas

Há muito tempo, tenho ouvido em consultório frases como: “minhã mãe é narcisista”, “meu pai é tóxico”, “meu marido está apresentando um comportamento abusivo” e eu ouço com atenção, mas por ter estudado psicopatologia na faculdade, sei que tais termos – que se tornaram tão comuns nos últimos anos – estão sendo usados de forma errada, na maioria das vezes. Semana passada fizemos uma live com a psicóloga Ana Paula Wendt que esclareceu o que é o quê e, em caso de você estar em um relacionamento assim, como proceder.

Leia mais »