Laranja doce – mais leveza em sua vida

Por Jennifer Lemos

Citrus aurantium var sinensis

Chegamos ao nosso último post dessa série e espero que vocês tenham curtido. O último, claro, é suuuuper especial. Laranja doce: talvez você precise agora, talvez já tenha precisado. Apenas uma certeza: esse fruto, em algum momento, fará sentido em sua vida.

Como o nome já diz, a laranja doce traz mais doçura para nossas vidas. É para tratar ressentimentos, desânimo e tristeza. O fruto é perfeito para trabalhar pessimismo, negativismo e ciclo de reclamação.

Ideal para pessoas que possuem o hábito (sim! É hábito!) de reclamar com frequência. “Na cidade onde eu moro o trânsito é um caos!”, “meu chefe é um mala”, “tudo na minha vida parece ser difícil”, “aquele restaurante é bom, mas a comida demora a chegar”, “estou sentindo dor aqui, ali…”, “minha mãe me incomoda” e por aí vai.

Laranja doce traz leveza e resgata o prazer em viver. Auxilia a ver o lado positivo das situações, encarar as dificuldades com otimismo e muda o ciclo de reclamação por um ciclo de gratidão.

Fique um dia inteirinho sem reclamar e veja o que acontece em sua vida. E ingira muito suco de laranja para encarar os desafios e dificuldades com mais bom humor. O mundo está precisando!

Todo mundo precisa “vez ou outra, né?!”. Vamos, então, à receita da Lu – SoulBaker – ?

BOLO DA LEVEZA – CHOCOLATE COM LARANJA DOCE

(VEGANA E SEM GLÚTEN) 

INGREDIENTES:

Massa:

  • 1/4 xíc de farinha de linhaça
  • 3/4 xíc de suco de laranja doce
  • 1 e 1/3 xíc de resíduo de amêndoas (pode substituir por farinha de amêndoas, omitindo o óleo de coco)
  • 1 c. de sopa de óleo de coco
  • 1 c de sopa de fermento químico
  • 1/3 xíc de açúcar de coco
  • 1 c de chá de essência de baunilha
  • 150g de chocolate 70% cacau
  • 1 c de chá de vinagre de maçã
  • Suco e raspas de uma laranja doce

Cobertura:

  • 80 g de chocolate 70% cacau
  • 40 g de suco de laranja
  • Rodelas e raspas de laranja para decoração (opcional)

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 180 ° C.

Em uma tigela pequena, combine a farinha de linhaça e o suco de laranja (3/4 xíc) e misture bem, reservando.

Em uma tigela grande, misture a o resíduo ou farinha de amêndoas, o açúcar de coco, o suco de uma laranja e as raspas até que combinem bem.

Derreta lentamente o chocolate em banho maria ou no microondas até ficar líquido. Adicione o óleo de coco no chocolate.

Em seguida, despeje-o na mistura de farinhas e misture bem. Adicione o extrato de baunilha e a mistura de farinha de linhaça com suco de laranja (deve estar com uma textura gelatinosa, como um ovo) na tigela grande com as farinhas e o chocolate derretido.  Acrescente o vinagre de maçã e incorpore bem todos os ingredientes. Por fim, acrescente o fermento químico e mexa bem.

Unte uma forma de bolo com um pouco de óleo de coco e cacau em pó. Despeje a massa na forma e leve ao forno  por cerca de 35 minutos, ou até você furar a massa com um palito e este sair limpo.

Deixe o bolo esfriar completamente antes de removê-lo da forma.

Quando o bolo já estiver em temperatura ambiente, derreta lentamente o chocolate da cobertura, acrescentando o suco de laranja. Esparrame a cobertura sobre o bolo e decore com fatias e raspas de laranja.

_______________________

A última receita da nossa série chega ao fim e não podia terminar com outra receita que não um belo bolo, daqueles de vó, com bastante cobertura e sem muita firula.

A laranja doce é a estrela do nosso post, e nada mais justo que dar a ela uma combinação de respeito: o chocolate!

O cacau, junto com a nossa amarelinha, ajuda a melhorar o nosso humor, já que libera serotonina, um antidepressivo natural, que dá aquele ânimo no astral (por isso nosso melhor amigo, na tpm!).

Além disso, é rico em diversos minerais e nutrientes, entre eles o magnésio, que está diretamente relacionado com o equilíbrio na química do cérebro, na sensação de felicidade e manutenção de ossos mais fortes.

O chocolate também auxilia na liberação de endorfina, que nos dá energia e age como uma analgésico natural. Mais uma razão para ele funcionar também com a nossa laranja doce, uma vez que o foco é diminuir a reclamação e aumentar a atitude de gratidão!

Ainda, temos o aproveitamento do resíduo do leite de amêndoas. Prova de que podemos transformar aquilo que ia para o lixo em algo lindo e nutritivo!

Fica o exemplo para nós. Que de uma situação muitas vezes “ruim” ou “banal”, saibamos enxergar os ensinamentos, a beleza e as novas possibilidades dali advindas.

Reparar nas nossas ações e pensamentos deve ser um exercício diário, a fim de nos livrar de padrões negativos.

Viver livre e leve, como se todo dia fosse dia de comer na casa da nossa vó, com cheirinho de bolo saindo do forno!

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Especial dia dos namorados

Todo mundo quer uma resposta simples, um manual de como fazer ou algum milagre quando o assunto é relacionamento amoroso. E eu queria poder te dar tudo isso, mas como você já deve imaginar, não é assim que as coisas funcionam.
Por quê? Porque pessoas são diferentes.
Para o dia dos namorados, que está chegando, preparei algumas dicas simples para que você reflita sobre seu relacionamento ou o modo como deseja se relacionar a partir de agora.

Leia mais »