Quer participar de uma prova esportiva? Então, comece a se planejar!

Grandes desafios precisam de grandes planejamentos. Frequentemente vemos corredores e triatletas amadores completando provas longas e difíceis sem pensar que, na verdade, o dia da prova é a cereja do bolo para tanto tempo de treinamento duro combinado com a rotina de um não atleta.

Pensando nisso, abaixo estão algumas dicas para que o dia da prova seja realmente algo prazeroso:

– Escolha da data

Nosso corpo se adapta ao estímulo que é imposto, mas isso leva tempo. Não é saudável escolher uma prova para fazer na semana que vem, a não ser que você esteja preparado para isso. O ideal é fazer um calendário de provas para o ano todo e seguir essa programação. Muitos atletas amadores fazem programações de mais de 2 anos para atingirem grandes metas como maratonas, ultramaratonas, iron man, etc.

– Saiba seus limites

Se você nunca correu antes, não é indicado se inscrever em uma maratona no próximo mês, por exemplo. Essa parte converge com a dica anterior, quando for escolher as provas que fará no ano pense no seu histórico esportivo, quanto tempo terá para treinar, o quanto isso influenciará na sua rotina, etc. Melhor esperar um pouco mais para completar uma determinada prova, mas fazer isso de forma saudável e sem sofrimentos.

– Converse com pessoas que entendem do assunto

Se você optou por seguir as dicas acima, isso será seu lifestyle. Rotina de treinos, alimentação e descanso são essenciais para atingir os objetivos. Como amadores, ainda temos compromissos profissionais, pessoais, familiares, sociais, etc – o que faz do tempo/eficiência algo importante. Se você tem pouco tempo para treinar, é importante que esse treinamento seja eficiente. Internet, livros e revistas tem muitas informações que podem ajudar. Profissionais capacitados para fazer esse trabalho individualizado, porém, sempre serão a melhor alternativa.

– Comprometa-se

Em função da rotina, é totalmente normal e compreensível pular um ou outro treino, porém isso não pode se tornar um hábito. Se você tem um grande objetivo, só você mesmo pode alcançá-lo. Por isso o planejamento é tão importante. Não tente objetivos inalcançáveis pois a autocobrança será muito grande, transformando o prazer pela atividade em um sofrimento.

O planejamento de atletas amadores hoje em dia segue exatamente a mesma linha de atletas profissionais, isso melhora os resultados, previne lesões e torna esses esportes mais prazerosos. Tente não cruzar a linha entre prazer e cobrança, afinal, o objetivo é qualidade de vida, saúde e satisfação.

Alex Tomé é educador físico formado pela UFSC, personal trainer, running coach, atleta amador e ultramaratonista. Atualmente estuda no Australian College of Sports and Fitness em Sydney, Austrália. Mais informações: contact@athlosonlinecoach.com e athlosonlinecoach.com .