Qual a sua rotina ideal?

Não faz muito tempo, compartilhei no instagram como eu organizo minha agenda. Hoje, vou escrever mais sobre isso por aqui.

A pergunta que eu sempre me faço é: qual seria minha rotina ideal? (Mesmo que eu saiba que, nesse momento, por “n” motivos, não posso tê-la. Por exemplo: na minha rotina ideal, eu gostaria de praticar Yoga 2x na semana, mas já corro, nado e faço funcional – não há tempo para isso). De qualquer forma, coloco no papel.

Então:

Qual hora eu gosto de acordar?

O que eu gosto de fazer assim que eu acordo? – prática de algum exercício físico, meditação, banho, café da manhã, só vestimenta e correr para o trabalho…?

O que eu como pela manhã? Gosto de fazer as coisas com calma? Tenho tempo para isso?

Assisto a algum jornal ou leio algo?

Organizo meu dia ou já pensei isso ontem à noite, antes de dormir? Ou não gosto – nem gostaria – de pensar em planejamento?

Como vou ao trabalho ou estudos? Moro perto? Consigo ir a pé? Prefiro ir de carro ou ônibus? Bicicleta me faria mais feliz?

Faço algum lanche da manhã? O que eu como?

Meu almoço… quanto tempo tenho? Qual é minha comida favorita? Tenho companhia?

Descanso ou passeio após comer ou já volto para o trabalho?

Até que horas eu fico na empresa/faculdade/escola?

Faço alguma atividade física? Quantas vezes na semana? Gostaria de testar algo novo?

Visito amigos com frequência? Ofereço jantares em minha casa? Convido amigos e família a me visitarem?

Busco cursos ou terapias para aumentar meu autoconhecimento?

Leio?

Estou estudando/ me especializando em minha área?

Vejo documentários e séries?

Assisto à novela?

Quantas horas preciso dormir? Qual o horário em que me deito?

Possuo algum ritual antes de dormir?

Essas são algumas perguntas que eu me faço antes de organizar minha agenda. Fica simples. E, mesmo que muitas coisas eu não possa mudar nesse momento – e nem mudarão em um curto prazo – eu escrevo para saber o que me deixaria mais feliz. Ter consciência daquilo que você quer já é um grande passo para a realização do seu desejo.

Procure se questionar: qual horário eu gostaria de praticar alguma atividade física? Gostaria de andar menos com o carro? Ajudo as crianças com o dever? Seria legal um jantar em família em um restaurante 1x ao mês? Qual horário dormir e qual acordar? Quero ir mais ao cinema ou teatro? Quero dormir mais aos domingos? Entre tantas outras perguntas que você pode sempre se fazer.

Escreva tudo isso em um papel e faça mudanças positivas aos poucos: cada vez mais perto do seu ideal. Não é de uma hora para outra, mas você sabendo o que deseja, facilita muito!

Depois, o que fará mesmo a diferença é a ação! E ter a mesma ação durante vários dias consecutivos (hábito) é o que vai te dar mais clareza se você está mais perto da sua rotina ideal ou não. Com o tempo, você vai ir se percebendo, adequando o que precisa ser melhorado e incluindo novos hábitos ou excluindo antigos após testar aquilo que te faz mais feliz. Afinal, estamos em constante evolução. A mudança é natural e necessária, apenas certifique-se (sempre se fazendo muitos questionamentos) que ela seja positiva.

Todos os meses eu mando e-mail a vocês falando de pequenos hábitos que estou tendo e que estão me proporcionando mais saúde. Se você ainda não é inscrito para receber meus e-mails, basta deixar na página principal – link aqui! 

E, também, fiz um vídeo no nosso canal do YouTube sobre 8 hábitos que tenho e que me deixam com mais equilíbrio. Ainda não viu? É só clicar aqui!

Um beijo e até o próximo post,