Hidratação: procedimento essencial para uma pele bonita e saudável

por Lucy Stein

Já comentei que a massagem que proporciona bastante hidratação para a pele. Mas, você sabe por que devemos hidratar nossa cútis e quais os benefícios da hidratação?

Nossa pele possui o manto hidrolipídico, que seria uma espécie de hidratante ideal, formado pela secreção de suor e gordura naturais da pele. As altas e baixas temperaturas, diminuição da umidade do ar, vento, uso de aquecedores/ar-condicionado, banhos muitos quentes, entre outros fatores favorecem a desidratação da nossa pele, deixando-a desprotegida.

A hidratação é um procedimento que tem como função manter a quantidade de água necessária ao bom funcionamento da pele. Pode ser realizada com agentes umectantes (que retém a água na superfície da nossa pele), emolientes (têm a capacidade de preencher os espaços existentes na nossa camada superficial, minimizando ainda mais a evaporação de água; trazem mais viço, maciez e melhoram a textura da pele) e oclusivos (que retardam a evaporação e perda de água, porque formam uma barreira protetora).

A maioria dos produtos encontrados comercialmente, que se intitula como hidratante, apresenta mais de uma dessas características (ex: temos hidratantes com agentes umectantes e oclusivos; outros com umectantes e emolientes etc).

Antes de hidratar profundamente a pele é indicado fazer uma esfoliação, pois a retirada das células mortas auxilia na melhor absorção do cosmético. Mas atenção: nada de esfoliar a pele todos os dias. Faça esfoliação apenas uma vez na semana, pois do contrário, sua pele em vez de ficar hidratada ficará ressecada e pode até descamar.

A melhor hora para fazer hidratação da sua pele é assim que você sai do banho (hidratação corporal) ou assim que lava o rosto (hidratação facial), pois aquelas gotículas de água que ficaram na pele após o uso da água são “atraídas” para a pele, e não evaporadas (são os agentes umectantes, emolientes e oclusivos que auxiliam nesse processo).

Cada tipo de pele precisa de um produto específico que preserve sua umidade natural: peles secas precisam ser hidratadas com óleos vegetais ou manteigas, as peles oleosas com loções hidratantes e as peles normais com cremes hidratantes. Lembre-se que a função de qualquer hidratante é fazer o “papel” do manto hidrolipídico.

Além de hidratar o rosto e corpo não se esqueça de áreas como os lábios, cotovelos, joelhos e pés.

Nos lábios a esfoliação também pode ser feita semanal ou quinzenalmente. Logo em seguida aplique um hidratante específico para os lábios que pode ser manteiga de cacau, Bepantol ou Lip balm. Ainda que o Bepantol seja um cosmético utilizado para assaduras de bebês, se você olhar sua composição vai ver que possui vitamina B5 (promove a umidade natural da pele), lanolina (hidratante e umectante) e óleo de amêndoas (hidratante), ou seja, é ótimo para a pele dos lábios que é bastante delicada.

O Lip balm – também chamado de Balm – nada mais é que um bálsamo ou protetor para lábios.   Diferente de um batom ou de um gloss, a função do lip balm é hidratar e suavizar a pele dos lábios que por ventura estejam ressecados. Além disso, cria uma camada protetora contra a perda de umidade dos lábios, em decorrência do ar frio, seco, banhos quentes etc. Grande parte deles possui em sua composição óleos ou manteigas de origem vegetal e óleos essenciais para favorecer essa hidratação.

Para os pés, mãos, cotovelos e joelhos utilize um esfoliante mais abrasivo (com grãos maiores), pois são regiões do corpo que são mais espessas/grossas. Da mesma forma, os hidratantes utilizados nessas regiões terão uma consistência mais pesada, na forma de cremes ou manteigas corporais. A maioria dos cremes específicos para mãos contém em sua formulação silicone, que evita a perda de água.

Antes de dormir passe um creme hidratante nos pés e calce uma meia ou envolva o pé com plástico filme e deixar o creme agindo por, no mínimo, 20 minutos. A oclusão feita pela meia/plástico potencializa o efeito hidratante.

Ainda que você utilize o melhor cosmético hidratante de nada vai adiantar se você não beber água, pois a hidratação ocorre mais facilmente de dentro para fora do corpo (ou seja, consumindo água estamos hidratando nossa pele realmente e passando um creme hidratante ele só vai impedir que essa água evapore). O indicado é beber 2 litros de água por dia, no mínimo.

Agora que você já sabe os benefícios da hidratação, que tal aproveitar esse momento para beber água e passar um hidratante?

Post: Lucy Stein