Milagre da manhã: o que é?

Se você vive no mesmo mundo que o meu já ouviu falar no tal “milagre da manhã”. O livro está sempre na lista dos mais vendidos e tem mudado a vida de muitas pessoas. De fato, muitos atestam que se tornaram melhores depois que começaram a praticar o que o autor sugere. Sentem-se mais felizes e dispostos. Muitas perdem peso saudavelmente, realizam sonhos e faturam mais em suas empresas. Muito bom, não é mesmo?

Mas, afinal: o que é isso? E como fazer?

O “Milagre da manhã” é um ritual criado pelo autor Hal Elrod. Hal estava com sintomas de depressão, afundado em dívidas e sem perspectiva alguma de melhora ou alguma ideia para sair da situação na qual se encontrava. Ele é coach e já havia feito muitos cursos de desenvolvimento pessoal. Um dia, pensou: “não vou melhorar se eu não investir em mim mesmo” e, assim, criou uma lista de coisas que deveria fazer diariamente para se tornar uma pessoa melhor.

Criada a lista vinha um ponto crucial: quando fazer isso? Como arranjar tempo quando se acorda 6h da manhã para trabalhar o dia todo e ao chegar em casa só querer relaxar e descansar? O famoso “pensar e fazer nada”. Não tinha alternativa: começou a acordar 1 hora mais cedo todos os dias – às 5h – e praticar o seu ritual. Em pouco tempo já via os resultados: seus níveis de estresse caíram drasticamente, tinha mais energia, clareza e concentração. Sentia-se mais feliz, motivado e inspirado. Dois meses depois, seu faturamento atingiu o máximo que já havia conseguido e, então, passou a chamar essa sua nova rotina de “milagre da manhã” e compartilhar com o maior número de pessoas possível.

Quanto mais pessoas faziam, mais resultados positivos eram alcançados. Depoimentos como “em 60 dias perdi 10kg e 140cm de medidas, parei de fumar denifitivamente, tenho muito mais energia ao longo do dia e estou feliz o tempo todo” não paravam de chegar.

Hoje o livro é um best seller. Há muitas pessoas praticando e desfrutando de resultados incríveis. Quer saber como se faz? Acorde 1h antes todos os dias (é o que o autor indica), vista uma roupa para se exercitar, escove os dentes e tome um copo d´água. Sente-se confortavelmente (fuja da cama) e inicie o seu ritual de 6 passos:

SILÊNCIO – Fazer alguns minutos de silêncio intencional. “O silêncio é uma das melhores formas de reduzir bem rápido o estresse, aumentando também o autoconhecimento e ganhando a clareza que vai lhe permitir manter o foco diário em seus objetivos, suas prioridades e no que é importante para a sua vida”. Você pode fazer respirações profundas, uma oração ou meditação. Pode, também, tentar algo como: “eu inspiro paz…” (ao inspirar) e “eu expiro amor” (ao expirar) e repetir algumas vezes.

AFIRMAÇÕES – “As afirmações são uma das ferramentas mais eficazes para se transformar depressa na pessoa que você precisa ser para conquistar tudo o que deseja”. Suas afirmações podem transformar rapidamente seu modo de pensar e agir. Faça afirmações ou escolhas algumas já prontas e repita em voz alta todas as manhãs. (No instragram @renatahermes eu sempre posto frases e mantras para inspirar uma vida com mais qualidade, equilíbrio e felicidade).

VISUALIZAÇÕES – “A visualização é um processo de imaginar exatamente o que você deseja conquistar ou obter e ensaiar na sua mente o que precisa fazer para conquistar ou obter isso”. Então, respire fundo, limpe a mente e visualize tudo aquilo que você deseja ser e ter!

ESCRITA – Por que escrever? O autor diz que é importante para obter mais clareza, registrar ideias, relembrar lições e reconhecer seu progresso. Você pode ter um diário ou um caderno para escrever o que quiser. Ou fazer no celular mesmo. Pode ser uma lista pelas quais você é grato, planejar seu dia, reconhecer seus pontos positivos, entre outros.

LEITURA – Ler pelo menos 10 páginas por dia.

EXERCÍCIOS – “Exercícios matinais deveriam ser parte fundamental dos seus rituais diários”. Busque praticar alguma atividade física. Uma aula de yoga pelo youtube, uma sequência de agachamentos e alongamentos, academia, bicicleta ou caminhada, por exemplo.

Está feito!

Hal diz que pode ser feito em 6 minutos (1 minuto para cada item), mas orienta o mínimo de 1 hora.

E aí? Nem pensar em acordar cedo para fazer o milagre da manhã ou não custa tentar?

Com carinho,