Como ler mais?

Por Jennifer Lemos

“Rê, como você consegue ler tanto?!”. As pessoas sempre me perguntam isso. E como a leitura (para mim) é rotina, eu nem sabia o que responder. Como a @laranesteruk falou uma vez, você senta e lê, termina a página e lê a próxima… e assim vai fazendo. Não tem muito segredo. Talvez, o segredo seja eleger a leitura como uma prioridade. É uma escolha. Ou você lê ou assiste a seriados no Netflix. Ou lê ou fica no instagram matando tempo. Ou lê ou… Entende o que eu quero dizer?

Na minha rotina atual, raramente vejo seriados em dias da semana ou deixo o celular ligado até muito tarde (o modo avião se tornou um grande aliado para minha saúde mental).

Leio sempre ao acordar e antes de dormir. Muitas vezes, leio mais de 3 horas no meu dia. Tenho sempre um livro na bolsa, ou um artigo científico ou roteiros do YouTube para estudar. A qualquer tempinho que surge, eu estou lá, lendo: seja na praça de alimentação de um shopping, fila do banco ou no conforto da poltrona do meu consultório.

Mas, para te ajudar, separei algumas dicas bem simples:

  • Primeiro, escolha um horário para ler. Todos os dias, de domingo a domingo. Não precisa ser muito. 15 minutos já é excelente. Veja aquilo que se encaixa melhor em sua rotina. Ao acordar, no horário de almoço, no trajeto de ônibus, antes de dormir…
  • Depois, a escolha de livro é muito importante. Se você não sabe o que gosta, serão tentativas e erros (provavelmente) até você encontrar suas preferências. Muitas vezes, não é que o livro seja ruim, é você que não gosta daquele estilo de escrita ou tema.
  • Comece por um livro curto. Se a leitura não é hábito, por mais que o livro seja interessantíssimo, mas tenha 500 páginas, você pode cansar e desistir. E daí demorar muito para ser um próximo livro.
  • Tenha uma meta. 4 livros ao ano? 8 livros? 1 livro ao mês? Seja realista. Mas escreva aquilo que seria legal para você.
  • E se você é como eu e ainda gosta de livros impressos, o site da Amazon é ótimo (preço justo e entrega rápida). Uma propaganda gratuita poque vale muito!
  • BOA LEITURA!

Com carinho,

Conheça nosso canal do YouTube

Renata Hermes
Naturologa
Deixe seu e-mail aqui e receba conteúdo sobre saúde, qualidade de pensamentos e equilíbrio emocional

Dicas de aplicativos

Quem é meu interagente, já sabe: eu indico muitos aplicativos para auxiliar no aumento qualidade de vida (de forma geral). Como? Vou contar! Fiz uma

Leia mais »