Aromaterapia e beleza

Você já parou para pensar onde nasceu esta obsessão de atingir uma suposta perfeição física? Só por curiosidade, procuramos o significado e origem da palavra “Estética” no dicionário, que a traz como sendo um substantivo feminino que significa “ciência que trata do belo em geral e do sentimento que ele desperta em nós; beleza”. Ok. E o que é “Beleza” então? “1. perfeição agradável à vista e que cativa o espírito. 2. Pessoa formosa”. O interessante é que ambas as palavras são de origem grega, e “beleza” em uma de suas origens, significava aquele que chega na hora, que vive no seu momento, que transparece a idade que tem. Não sei vocês, mas nós nunca tínhamos ouvido falar desse significado, e não nos surpreende que ele tenha se perdido ao longo dos séculos.

Felizmente temos percebido nos últimos anos alguns movimentos em busca de tratamentos holísticos em se tratando da saúde da pele, visto que tratar somente a parte física parece não fazer mais sentido; ainda mais se levarmos em consideração que trabalhar com estética é tratar o sentimento que a beleza desperta em nós. O que é belo para você? Por que o que é feio para você te incomoda? De que forma os adjetivos que você usa para descrever o que é belo e o que é feio se conectam com a sua história de vida? Profundo, não é mesmo? E a pele é somente a primeira camada física do nosso corpo.

Sendo a última barreira entre o nosso corpo e o ambiente, a pele proporciona não só a a proteção física, como também química e biológica, incluindo as funções de regular a temperatura corporal, armazenar sangue, sentir o ambiente por meio das terminações nervosas, excretar toxinas e absorver e sintetizar vitamina D. Por isso, saúde da pele é sinônimo de saúde do corpo e da mente.

Aliás, tudo o que comemos, bebemos e sentimos reflete na saúde da nossa pele, visto que ela é o maior órgão do nosso corpo em termos de extensão e peso. Em adultos, “a pele cobre em média uma área de cerca de 2 metros quadrados e pesa 4.5-5 kg, cerca de 7% do peso corporal total” 3. No entanto, é comum pensarmos somente no rosto quando falamos de tratamentos estéticos. Que tal ampliarmos a nossa visão?

A Aromaterapia é uma grande aliada nesta busca de um tratamento holístico e de resultados mais duradouros do que as alternativas superficiais e imediatistas disponíveis no mercado. Os óleos essenciais e vegetais, diferente dos óleos minerais, possuem afinidade com a estrutura da pele, são rapidamente absorvidos e trazem diversos benefícios4:

  • São excelentes antissépticos e antioxidantes;
  • Ajudam a acelerar o processo de remoção de células mortas e crescimento de novas células;
  • Melhoram a tonificação muscular e circulação sanguínea;
  • Ajudam a eliminar toxinas;
  • Reduzem inflamações;
  • Regulam a produção de óleo;
  • Reduzem o impacto emocional do stress;
  • Amenizam e auxiliam no processo de curas emocionais.

Tendo em vista a complexidade deste tipo de tratamento e a particularidade de cada óleo, é altamente recomendado buscar a orientação de profissionais qualificados nesta área para que o tratamento seja planejado e aplicado da forma mais eficiente e segura possível. Não se deixe enganar por anúncios milagrosos de antienvelhecimento ou receitas de tratamentos caseiros com óleos essenciais sem antes checar a credibilidade da fonte.

A nossa pele nos veste todos os dias e merece ser tratada com todo o amor e carinho. E como diria Iris Apfel (já assistiu o documentário Iris na Netflix)? “bonito é ser feliz. Do que adianta estar infeliz e bem vestido?”.

Post escrito por Bibiana Conrad (em curso profissional de aromaterapia aplicada pela escola Nature Care, Sydney, Austrália) e Renata Hermes.

estética” e “beleza”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/est%C3%A9tica [consultado em 11-11-2017].

2 3 TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan H. Principles of anatomy and physiology. John Wiley & Sons, 2014, p.143 .

4 BATTAGLIA, Salvatore. The complete guide to aromatherapy. International Centre of Holistic Aromatherapy, 2003.